segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Nosso Projeto de Extensão (PROBEX)

Prezados colegas, alunos e Secretarias de Educação Municipais:
O projeto de extensao e suas atividades de pesquisa aparecem descritas nos ítens a seguir. Qualquer dúvida, favor ligar para os telefones indicados para contato ou escrever e-mail, que estarei respondendo o mais rápido possível esclarecendo suas dúvidas. Até mais!
Jorge Fernando Hermida
Prtofessor da UFPB
Objetivos do projeto:
GERAL: Socializar junto às comunidades educacionais da região Nordeste do BraSIL, parte dos saberes existentes, elaborados sobre a Educação Infantil, suas políticas e seus fundamentos.
ESPECÍFICOS:
1. Cumprir com a função social da universidade através de atividades de extensão, uma vez que se entende por extensão um conjunto de ações de caráter educativo, social, científico e tecnológico, que visam fazer uma ponte entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. Isto é, uma troca de conhecimentos, em que a universidade também aprende com a própria comunidade sobre os valores e a cultura dessa comunidade.
2. Dar oportunidade para que os acadêmicos inscritos no projeto possam adquirir experiência profissional vinculada à formação de professores e possibilitar a socialização dos conhecimentos adquiridos no seu processo de formação humana.
3. Propiciar experiências de extensão, ensino e pesquisa, caracterizada pela interação da ação desenvolvida à formação técnica e cidadã do estudante, de modo que os participantes do projeto (professores, agente sócio-cultural e acadêmicos) possam produzir novos conhecimentos.
4. Oferecer à comunidade acadêmica e docente dos municípios dois livros didáticos, organizado por um autor paraibano e redigido por professores nordestinos, que visa contribuir para a melhora da qualidade desse setor de ensino de Educação Infantil.
5. Capacitar os professores e professoras da rede pública de ensino das cidades do interior da Paraíba, mediante oficinas específicas, através de abordagens inter e transdisciplinares.
6. Ampliar o acervo bibliográfico das escolas públicas e privadas dos municípios citados com livros que tratam de questões educacionais contemporâneas.
METAS:
1. Capacitação dos acadêmicos e dos agentes sócio-culturais participantes.
2. Cumprimento do princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária.
3. Contribuir para o incremento da diversidade de produtos culturais acessíveis à população.
4. Capacitação em exercício dos trabalhadores das escolas de Educação Infantil das cidades da região Nordeste do Brasil.
5. Elaboração e publicação de artigos e livros dos livros: “O jogo, a brincadeira e seus significantes para a Educação Infantil” e “Formação de professores em Educação Infantil: perspectiva Histórico-crítica”.
RESULTADOS ESPERADOS:
1. Espera-se que haja interdisciplinariedade e sociabilidade entre os integrantes e nas atividades a serem desenvolvidas no projeto.
2. Impacto na formação do estudante de modo que ele possa vir a se tornar um profissional crítico e comprometido com os anseios da sociedade.
3. Que o contato dos acadêmicos, agentes sócio-culturais e professores com a comunidade propicie o desenvolvimento do senso crítico, de modo que eles percebam e entendam o que é ser sujeito de direitos (o direito à educação) e o que é cidadania.
4. Capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores da Educação Infantil, de modo a propiciar a inclusão educacional de crianças de zero a seis anos de idade e a melhoria da qualidade da educação.
5. Socialização de saberes através da publicação de dois livros.
METODOLOGIA:
1. Reuniões semanais para planejamento das atividades a serem desenvolvidas no projeto.
2. Estudo de autores pertencentes às perspectivas críticas da educação (Dermeval Saviani, Georges Snyders, Paulo Freire, Antonio Gramsci, Lev Semionovitch Vigotsky) e à sociologia cultural (Philippe Ariés, Nelson Carvalho Marcellino).
3. Aplicação de questionários aos professores participantes das oficinas, para detectar nível de conhecimento, carências e necessidades (demandas pedagógicas).
4. Produção de textos para a coletânea dos livros.
5. Editoração dos livros.
6. Publicação dos livros.
7. Realização da ação cultural (doação dos livros para as prefeituras mais realização de oficinas de aperfeiçoamento) para aproximar os currículos do curso de graduação diretamente envolvido com o projeto com o desenvolvimento social da comunidade beneficiada.
8. Os cursos de capacitação têm como prioridade à metodologia dialética e as abordagens inter e transdisciplinar.
INDICADORES DE AVALIAÇÃO:
1. Relatório parcial de atividades (realizado no fim do terceiro mês de atividades).
2. Relatório final de atividades.
3. Produção de textos para a coletânea dos livros.
4. Quantidade de professores participantes das oficinas.
5. Elaboração pelos acadêmicos de projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos no final do Curso de Graduação na forma de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
INFRA-ESTRUTURA:
Laboratório “Cultura, Corporeidade e Educação” pertencente ao Departamento de Educação Física/CCS, da Universidade Federal da Paraíba (DEF/CCS/UFPB).
REUNIÕES DO GRUPO DE ESTUDOS:
Quintas feiras, às 14.30, nas instalações do Laboratório “Cultura, Corporeidade e Educação”, no Departamento de Educação Física (DEF/CCS/UFPB).
EQUIPE:
Paraíba (PB) - Grupo de estudos
Nome/Categoria Profissional/
Função no projeto
Jorge Fernando Hermida/Professor Adjunto III/Coordenador
Joseneide Correia Bihar/Professora da PMJP/Pesquisadora
Thericles de Araújo Silva/Acadêmico (Lic. em E.F.)/Bolsista
Francisca Milena de S. Freire/Acadêmica (Lic. em E.F.)/Bolsista
Danielle C. G. do Nascimento/Acadêmica (Lic. em E.F.)/Bolsista
PRODUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO
HERMIDA, Jorge Fernando (org.). Educação Infantil: políticas e fundamentos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007. 296 p.
AUTORES DE CAPÍTULOS DE LIVRO
Bahia (BA)
Nome/Categoria Profissional
Cleidiane M. dos Santos/Prefeitura de Valença
Paraíba (PB)
Nome/Categoria Profissional
Jorge Fernando Hermida/ Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Paraná (PR)
Nome/Categoria Profissional
Roberto Luís Renner/FAEL/FIDELIS
Pernambuco (PE)
Nome/Categoria Profissional
João Ricard P. da Silva/Universidade Católica de Pernambuco
Nadja Calábria/PLAN
Piauí (PI)
Nome/Categoria Profissional
Jeiel Maíra L. da Silva/ISEC/Universidade Estadual do Maranhão
Maranhão (MA)
Nome/Categoria Profissional
Antônio L. Alencar Miranda/Universidade Estadual do Maranhão
Benito Almaguer Luaíza/Universidade Estadual do Maranhão
Francisca Ferreira/Faculdade de Educação Santa Teresina (FEST)
Francisco de A. Carvalho/Universidade Estadual do Maranhão
Heloísa Cardoso/Universidade Estadual do Maranhão
Roberto Mauro Gurguel/UFMA/OMEP
Márcia Maria R. Martins/Universidade Estadual do Maranhão/MEC
Miguel Daladier Barros/Advogado
Shirlane M. Miranda/Universidade Estadual do Maranhão
Sergipe (SE)
Nome/Categoria Profissional
Everaldo José Freire/Universidade Federal de Sergipe (UFS)

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