sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Nosso livro!

HERMIDA, Jorge Fernando (org.). Educação Infantil: políticas e fundamentos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007. 296 p.
“Educação Infantil: políticas e fundamentos” foi redigido por um grupo de profissionais nordestinos, que buscam discutir sobre todos os aspectos que envolvem a Educação Infantil, a partir de experiências que vem sendo desenvolvidas no Nordeste brasileiro.
O livro está organizado em duas partes. Na primeira parte, os textos tratam da importância e condição da criança como sujeito de direito e, em igual medida, a importância da educação na vida da criança desde sua mais tenra idade. Também são analisadas as contradições, as especificidades e as perspectivas que caracterizam a educação, dando ênfase à valiosa contribuição que os movimentos sociais realizaram e ainda realizam, e que é vital para o desenvolvimento deste setor de ensino.
Todos os textos abordam assuntos vinculados com a legislação brasileira que trata da educação em geral, e em especial, da Educação Infantil, assim como, da eficácia dessa legislação frente aos desafios enfrentados ao longo dos anos pela educação no Brasil.
A primeira parte se encerra com um texto que procura respostas para os seguintes questionamentos: é possível conciliar o projeto de formação para a cidadania com uma proposta educativa desvinculada de uma teoria crítica de educação? A quem interessa o discurso de inutilidade da pedagogia no cotidiano das instituições de ensino? A partir desses questionamentos se discute a importância da pedagogia, especialmente na sua tendência crítico-social, nas tarefas de cuidar/educar na Educação Infantil.
A segunda parte do livro está constituída de dez textos, que versam sobre temas, saberes e conteúdos que são imprescindíveis para a Educação Infantil: cultura corporal, lúdico, leitura, letramento, ética e formação de professores, televisão e criança, gestão escolar e educação e cuidados para crianças.
Todos os artigos entendem a infância como uma categoria social e histórica, um período da história de cada um que, na nossa sociedade, estende-se do nascimento até aproximadamente os dez anos de idade, e as crianças como sujeitos históricos e sociais, marcados pelas características e contradições das sociedades em que estão inseridas. Enquanto sujeitos históricos e sociais, as crianças produzem cultura ao mesmo tempo em que elas são produzidas pela própria cultura na qual estão socialmente inseridas. Ao considerar-se a educação como uma comunicação entre seres humanos em graus diferentes de maturidade, os saberes supracitados passam a ser fundamentais para o processo de constituição da personalidade das crianças e do mundo da cultura. Na construção do mundo do humano, e do mundo da cultura, a categoria mediação ocupa um lugar central.
Desta maneira, a coletânea de textos e os cursos de aperfeiçoamento procuram contribuir para a melhoria da qualidade da educação de nossa região.
O livro tem patrocínio direto do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Programa BNB de Cultura. O patrocínio direto permitiu a edição de 2 mil livros. A iniciativa cultural do Programa BNB de Cultura sem dúvidas fortalece a imagem do BNB como empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural de forma ética e democrática, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura nordestina.
ATENÇÃO! Estamos negociando com a Editora incluir a cópia virtual do livro completo em domínio público e gratuito. Por enquanto, se for do teu interesse, escreva para os e-mails do projeto para solicitar o envio de capítulos isolados. Também podemos enviar o livro pelo correio.


SUMÁRIO
Terezinha Diniz
Apresentação da obra - (p.11)
Sobre os autores - (p.15)
Jorge Fernando Hermida
Educação Infantil: políticas e fundamentos. Contribuições para o desenvolvimento da Educação Infantil na Região Nordeste do Brasil - (p.21)

Primeira parte – Políticas
Jorge Fernando Hermida
O direito à educação: raízes históricas - (p.31)
Roberto Mauro Gurguel Rocha
Perspectivas e contradições da Educação Infantil brasileira hoje - (p.61)
Miguel Daladier Barros
Educação Infantil: o que diz a legislação - (p.77)
Francisco de Assis Carvalho de Almada
Educação Infantil e cidadania: desafios da pedagogia na (pos)modernidade- (p.101)
Segunda parte – Fundamentos
Jorge Fernando Hermida
A linguagem do movimento no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) de 1998 - (p.119)
Cleidiane Maurício dos Santos
O lúdico na formação do educador: uma alternativa possível e necessária - (p.153)
Benito Almaguer Luaiza
A leitura na formação do professor da Educação Infantil - (p.171)
Everaldo Jose Freire
Lingüística & Educação Infantil: escrita e concepções de professores em formação acerca de língua(gem), gêneros discursivos, alfabetização e letramento - (p.197)
Antonio Luiz Alencar Miranda e Shirlane Maria Batista da Silva Miranda
A aquisição da escrita e a formação de professores - (p.213)
Nadja Calábria e João Ricard Pereira da Silva
Caminhos e trilhas da educação infantil: (re)pensando a prática cotidiana nos horizontes da infância brasileira - (p.223)
Francisca Ferreira dos Santos
A ética na formação do educador - (p.237)
Jeiel Maira Lucena da Silva
A televisão e a criança: o papel do educador infantil - (p. 249)
Roberto Luis Renner
Gestão escolar na escola de primeira infância - (p.261)
Heloisa Cardoso Varão Santos e Márcia Martins Rocha
Quem cuida e educa as crianças de 0 a 3 anos? - (p.275)

Um comentário:

AGENCIA GPM disse...

Prezado Jorge e colegas,

Queremos parabenizar pelo excelente trabalho produzido neste livro. Após termos lido um exemplar do "Educação Infantil..." desejamos nos manter a total disposição das vossas mercês, de maneira permanente.
Atenciosamente,

César A. Martín.
http://worldofelegance.wordpress.com/
mondedelelegance@gmail.com