domingo, 16 de setembro de 2007

Diário de Viagem (1): ações culturais do projeto em Piauí e Maranhão neste mês de setembro

Caros amigos da Educação Infantil de Piauí e Maranhão:
nosso projeto inicia suas atividades nesta 4a. feira, 19 de setembro de 2007! Nessa data, estará acontecendo na cidade de Teresina (PI) nossa primeira ação cultural. As autoridades da Secretaria da Educação de Teresina organizaram um evento que consiste na realização de uma palestra no dia 19 para 200 supervisores e diretores de escolas infantis, e no dia seguinte (20 de setembro) será realizada uma Oficina sobre políticas e fundamentos da Educação Infantil para outros 200 professores da rede pública de ensino municipal. Cada professor inscrito na oficina recebirá um exemplar do livro do nosso projeto.
O projeto também vai estar presente na cidade de Caxias (MA) na sexta feira 21 de setembro. Nessa data estaremos realizando na Universidade Estadual do Maranhão um mini-curso. Cabe lembrar que nesta oportunidade poderão participar professores da rede pública e privada de ensino, professores e estudantes universitários.
As atividades do projeto continuarão na cidade de Balsas (MA), onde será realizado o II Seminário de Educação Infantil. O evento, que acontece do dia 24 ao 27 de setembro, prevê a realização de mesas de debate e uma oficina sobre Educação Infantil. Quem quiser participar poderá enviar trabalhos, que serão apresentados em duas modalidades: apresentação oral e póster. Os oito melhores trabalhos serão convidados a compor as mesas de debate, e os restantes, na modalidade póster.
Os autores das oito apresentações orais também serão convidados a participar do projeto editorial "EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA REGIÃO SUL DO MARANHÃO". O projeto editorial será coordenado pelo prof. Dr. Jorge Fernando Hermida e tem sua publicação prevista para o próximo mês de outubro.
Professores da cidade de Tasso Fragoso (MA) estarão participando das atividades do projeto realizadas na cidade de Balsas. Neste evento, o coordenador do projeto estará se reunindo com a Secretária de Educação do Município de Tasso Fragoso para formalizar a doação de 30 livros.
Os professores e estudantes que participem das ações culturais das cidades de Caxias e Balsas (MA) também receberão um exemplar do livro "Educação Infantil: políticas e fundamentos" (Editora Universitária da UFPB, 2007. 296 p.), e diploma da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB.
As atividades a serem realizadas nas cidades de Teresina (PI), Caxias (MA) e Balsas (MA), serão desenvolvidas pelos professores Ms. Antônio Luiz Alencar Miranda (UEMA), Dr. Benito Almaguer Luaíza (UEMA), Dr. Jorge Fernando Hermida (UFPB), Ms. Jeiel Maíra Lucena da Silva (ISEC) e Ms. Shirlane Maria Batista da Silva Miranda. Também faz parte da equipe organizadora das atividades a acadêmica Maria de Fátima Souza Silva (UEMA).
A ação cultural (palestras mais oficinas e/ou mini-cursos) conta com o patrocínio do Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste do Brasil, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB), das universidades locais e Secretarias de Educação onde as atividades desenvolvidas.
Para informar-lhes melhor, estaremos postando notícias específicas para cada cidade que o nosso projeto se apresente.
Queridos amigos de Piauí e Maranhão: esperamos contar com a participação de todos! Qualquer dúvida ou pergunta, é só escrever para os e-mails de contato informados neste blog.
Jorge Fernando Hermida
Professor da UFPB
A primeira viagem do projeto em números
  • Serão visitadas 4 cidades e 2 estados.
  • A ação cultural em Teresina (PI) prevê a participação de 200 supervisores e diretores de escolas de educação infantil e 200 professores da rede de ensino municipal.
  • A oficina a ser realizada em Caxias (MA) prevê a participação de 150 professores e estudantes.
  • Já se inscreveram quase 200 professores no II Seminário de Educação Infantil da cidade de Balsas (MA).
  • O mini-curso da cidade de Imperatriz (MA) prevê a participação de 150 professores.
  • Serão distribuídos 1.000 livros e 1.000 diplomas entre os participantes das oficinas e mini-cursos.
  • Sete professores e uma bolsista estão organizando e desenvolvendo as atividades.
  • A bagagem de livros que sai de João Pessoa pesa... 360 (trezentos e sessenta) quilos!
  • A viagem terá 10 (dez) dias de duração.

Próximas atividades do projeto: do 10 ao 15 de outubro, em Imperatriz, para participar do PRIMEIRO ENCONTRO DE EDUCADORES DA REGIÃO TOCANTINA, cujo tema é “Compromissos e desafios educacionais: da escola que temos à escola que queremos”.

Nenhum comentário: