terça-feira, 18 de setembro de 2007

Atenção Teresina! O projeto realizará ação cultural com professores da Prefeitura

Olá professores e amigos de Teresina:
nos dias 19 e 20 de setembro de 2007 nosso projeto estará desenvolvendo atividades na cidade. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura e prevê a participação de 200 supervisores e diretores de Educação Infantil e 200 professores da rede pública de ensino.
A ação cultural (palestra e oficina) conta com o patrocínio do Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste do Brasil, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC-UFPB) e da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Teresina.
As atividades a serem desenvolvidas estão cadastradas no site do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (http://www.siexbrasil.renex.org.br/) - projeto número 40196.
Os professores que participem da Oficina da quinta feira receberão um exemplar do livro "Educação Infantil: políticas e fundamentos" (Editora Universitária da UFPB, 2007. 296 p.) e certificado da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC-UFPB).
Cronograma de atividades:
4a. feira, 19 de setembro
19.30 hs. Palestra: "O FUNDEB e o PDE: implicações para a Educação Infantil"
5a feira, 20 de setembro
Oficina sobre Políticas e Fundamentos em Educação Infantil.
De manhã - das 8 até as 11.30 hs.
8 a 9.30 hs - Tema 1: "O projeto Educação Infantil: políticas e fundamentos. Contribuições para o desenvolvimento da Educação Infantil na Região Nordeste do Brasil". Palestrante: Jorge Fernando Hermida. Distribuição de livros para os professores.
9.30 - 10 hs. Intervalo.
10 a 11 hs. Tema 2: "A aquisição da escrita e a formação de professores". Palestrantes: Antônio Luiz Alencar Miranda e Shirlane Maria Batista da Silva Miranda.
11 - 11.30 hs. Debate.
De tarde - das 14 até as 18 hs.
14 a 15 hs. Tema 3: "A leitura na formação do professor da Educação Infantil". Palestrante: Benito Almaguer Luaiza.
15 a 15.30 hs. Debate
15.30 -16 hs. Intervalo.
16 a 17 hs. "A televisão e a criança: o papel do educador infantil". Palestrante: Jeiel Maíra Lucena da Silva.
17 - 17.30 hs. Debate.
17.30 - 18 hs. Encerramento. Entrega de certificados.
Os professores palestrantes:
Antonio Luiz Alencar Miranda
Mestre em Letras – Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA. Coordenador da Especialização de Língua Portuguesa. Tem ministrado na pós-graduação as disciplinas A Aquisição da Escrita e A Análise do Discurso.
Benito Almaguer Luaiza
Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidad de Oriente/CUBA. Autor de vários livros e artigos nas áreas de didática, pedagogia, ciência, tecnologia e lingüística. Professor de vários mestrados e doutorados, entre eles o Convênio IPLAC/UEMA. Assessora e coordena vários projetos na Faculdade do Vale de Itapecuru e do Instituto Superior de Educação de Caxias – ISEC/Caxias-MA.
Jeiel Maira Lucena da Silva
Mestra em Ciências da Educação pelo IPLAC/UEMA. Mestra em Educação pela UFCE. Pedagoga, docente e Diretora Acadêmica da Faculdade do Vale de Itapecuru e do Instituto Superior de Educação de Caxias – ISEC/Caxias-MA.
Jorge Fernando Hermida
Nasceu em Montevidéu, República Oriental do Uruguai, em 1961. Naturalizado brasileiro. Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em História, Filosofia e Educação (UNICAMP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Cultura, Corporeidade e Educação”, do Departamento de Educação Física da UFPB, cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante na Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999, 2000 e 2001. Suas áreas principais de trabalho e publicação são Educação Infantil, Ciência Política e Política Educacional. Integrante do Grupo de Trabalho em Política Educacional da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (GTPE/ADUFPB) Pós-doutorando em Sociologia da Educação na Faculdade de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca – Espanha.
Shirlane Maria Batista da Silva Miranda
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão/ Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho e professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA. Coordenadora da Especialização de Alfabetização e Letramento. Tem ministrado na pós-graduação as disciplinas de Prática de Multimeios e Didática.

Nenhum comentário: