sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Bem-vindas aos colegas, estudantes, leitores e amantes da Educação Infantil

Olá amigos! O projeto de extensão "Educação Infantil: políticas e fundamentos" do Departamento de Educação Física da UFPB tem como finalidade socializar, junto à comunidade educacional da região Nordeste do Brasil, parte dos saberes existentes sobre esse importante setor de ensino, suas políticas e seus fundamentos.
O projeto consiste em uma ação cultural que inclui a distribuição de um livro didático sobre Educação Infantil, e a realização de palestras e/ou cursos de aperfeiçoamento sobre suas políticas recentes e seus fundamentos. Por fim, o projeto procura dar oportunidade para que os acadêmicos inscritos no projeto, possam adquirir experiência profissional através das atividades de extensão universitária.
A coletânea de textos do livro foi redigida por um grupo de profissionais nordestinos altamente qualificados, que buscam discutir sobre todos os aspectos que envolvem a Educação Infantil, a partir de experiências que vem sendo desenvolvidas no Nordeste O nome dos autores aparece no final desta matéria.
O referido projeto foi um dos 150 selecionado entre outros 2.200 projetos, enviados na chamada pública do Programa BNB de Cultura 2007 (do Banco do Nordeste do Brasil). Pertencente à categoria "Literatura", o projeta contempla a edição e publicação de dois mil exemplares. Dos 150 projetos selecionados, somente 14 pertencem ao estado da Paraíba. A publicação dos livros contou com o patrocinio do Programa BNB de Cultura.
As prefeituras e Secretarias da Educação interessadas em receber o projeto precisam entrar em contato para agendar as atividades. Pelo geral o projeto oferece uma palestra sobre um tema de interesse colocado em pauta na sociedade (por exemplo: "O FUNDEB, o PDE e suas implicações para a Educação Infantil"; "O jogo, a brincadeira e seus significantes para a Educação Infantil"; "Educação Infantil: perspectiva Histórico-crítica", dentre outras) e uma oficina ou curso de aperfeiçoamento sobre Políticas e Fundamentos da Educação Infantil ("Natureza e especificidade da Educação Infantil"; "Cultura Corporal e Educação Infantil"; "Letramento"; "Do jogo/da brincadeira/da festa na Educação Infantil"; "Formação de profesores em Educação Infantil"; "As novas tecnologias (TV, computador e telefone celular) e a criança na primeira infância"; "O furto do lúdico e suas implicações no processo educativo", etc). Ainda o projeto prevê a doação do livro (entre 150 e 200 volumes para as grandes cidades e entre 30 e 50 para os municípios pequenos) e a venta do livro a preço de custo (R$ 11,00, para que as secretarias que quiserem, possam garantir o livro para todos seus professores). Cabe lembrar que dos 2 mil livros, 80% da edição está sendo doado para prefeituras e secretarias municipais de educação e o restante 20% a preço comercial (R$ 26,00). Com o dinheiro arrecadado procurar-se-á garantir as futuras edições e ações culturais do mesmo. Com a segunda edição do livro será feito o mesmo: 70% da edição será doado e o 30% restante, vendido. Em contrapartida, as prefeituras e secretarias de educação devem oferecer as passagens e a estadia para o coordenador do projeto.
Dito isto, convido aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura (em Educação Física, Pedagogia, Psicologia, etc.) da UFPB e demais universidades da região metropolitana de João Pessoa e Cabedelo (PB) e aos professores da rede pública de ensino a integrarem-se às atividades. Ancorados na perspectiva educacional Histórico-Crítica, o grupo de estudo e os cursos de capacitação têm como prioridade à metodologia dialética e as abordagens inter e transdisciplinar. Dentre os autores que embassam nossas ações educativas, se destaca o estudo de autores pertencentes às perspectivas críticas da educação (Dermeval Saviani, Georges Snyders, Paulo Freire, Antonio Gramsci, Lev Semionovitch Vigotsky) e à sociologia cultural (Philippe Àriés, Nelson Carvalho Marcellino).
Sejam bem-vindos!
Praia de Intermares, Cabedelo. PB.
Jorge Fernando Hermida
Professor da UFPB
(na foto, eu na Praça Maior de Salamanca, ESPANHA)

2 comentários:

Nailinhahh@gmail.com disse...

Tom!
Muito positiva a iniciativa de socializar as ações do projeto através da internet.
Tenho certeza que a abrangência será maior.
Todo o projeto está interessante e contribuirá muito para a informação/formação dos educadores infantis do Brasil.
São Luís, 12.09.2007
Márcia Martins-UFMA/São Luís

kristianne'PEDAGOGIA" disse...

ADOREI CONHECER MELHOR O PROJETO´. ESTOU CONCLUINDO O CURSO DE PEDAGOGIA E O MESMO PODE ME AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO TCC.
UM PROJETO TÃO CONSISTENTE E RESPALDADO COM A VERDADE DEVE SER LEVADO EM FRENTE.